A inadimplência é uma constante para a maioria dos escritórios.
Os motivos que levam à inadimplência, geralmente fogem do controle do escritório, porém isso não quer dizer que os gestores devam ignorar esse fator e torcer para que seus clientes realizem os pagamentos em dia.
O gestor precisa conhecer bem qual é o índice de inadimplência do seu escritório, para pode realizar o ajuste dos valores do contas a receber em seu planejamento financeiro.
Isso auxilia na boa administração do negócio e faz com que os sócios reflitam de forma mais ampla sobre os cortes, melhorias e implementações.
Porém para calcular este índice é necessário que você possua o histórico de suas contas a receber, de pelo menos 12 meses.
Vamos aos cálculos:
1º Passo
Relacione suas vendas realizadas (contratos fechados) dos últimos 12 meses, por exemplo:
2º Passo
Relacione os valores recebidos referentes a cada uma destas vendas:
3º Passo
Calcule os valores pendentes, valores que deveriam ter sido pagos mas não foram. Para isso subtraia os valores da coluna 2 da coluna 1:
4º Passo
Calcule o seu índice dividindo o total de recebimentos em aberto (R$ 20.000,00) pelo total de vendas realizadas no período (R$ 110.000,00) e multiplicando o resultado por 100:
II = 20.0000 / 110.000 = 0,1818
II = 0,1818 x 100 = 18,18%
Portanto, há uma probabilidade de que para cada R$ 100,00 vendidos por seu escritório, R$ 18,18 não sejam recebidos.
Dependendo das informações que você possua do histórico do contas a receber do escritório, você poderá calcular o índice com outros períodos, por exemplo 24 meses.
E lembre-se que este é o item fundamental para atualizar o seu planejamento e ter previsibilidade da saúde financeira de seu escritório.
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